all-in-one-seo-pack
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/eduardosetton.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114insert-headers-and-footers
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/eduardosetton.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114essential-addons-for-elementor-lite
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/eduardosetton.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114wpforms-lite
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/eduardosetton.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114São 30 anos de experiência continuada em projetos complexos inovadores de alto impacto [1995-2024]. Neles, atuei como desenvolvedor de sistemas, coordenador, líder, chefe quando necessário, secretário de estado e atualmente como coordenador de projetos de transformação digital voltados para a Indústria 4.0.
Esta lista de projetos representa uma parte significativa dessa jornada, que abrange mais de 50 iniciativas e a mobilização de mais de 100 milhões de reais em recursos. Durante esse período, colaborei com cerca de 1000 profissionais e impactei direta ou indiretamente mais de 3 milhões de pessoas através da entrega de valor desses projetos.
Os projetos envolvem uma ampla gama de áreas e uma grande diversidade de conhecimentos integrados, incluindo infraestrutura predial (laboratórios e polos de tecnologia), infraestrutura tecnológica (supercomputadores, videomonitoramento, malhas de fibra ótica), desenvolvimento de softwares (desktop e web), produção de EPIs em impressão 3D durante a pandemia de COVID-19, gestão estratégica e planejamento (planos estratégicos e implantação do Modelo de Excelência em Gestão no setor público).
Cada projeto foi desenvolvido com uma metodologia específica que evoluiu ao longo dos anos. Esta metodologia abrange uma visão de ecossistema, clareza de objetivos e propostas de valor, viabilização econômica, integração e conexão de saberes e comunicação estratégica.
Nenhum dos projetos abaixo foi realizado de forma individual. Instituições e empresas como PETROBRAS, CENPES, FINEP, MCTI, CNPq, SEBRAE, CNI/FIEA, AECID, CGEE, ICTAL, FEATS, FUNDEPES, Associação Comercial de Maceió, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Prefeitura de Arapiraca, Prefeitura de Batalha, SECTI/AL, FAPEAL, LCCV/UFAL, FABLAB/UFAL, LACCAN/UFAL, EASY/UFAL, UNEAL, COPPE/UFRJ, USP, entre outras, foram e continuam sendo stakeholders cruciais envolvidos direta e indiretamente nesses projetos. Sem o apoio e a colaboração dessas entidades, dos líderes e de cada um dos times e pessoas envolvidas, certamente não teria sido possível alcançar esses resultados.
Antes de mais nada a ideia deste portfólio inspirar, agradecer a todos que construíram e constroem junto comigo essa jornada e demonstrar que é possível o impactar através de projetos independente do nível de pobreza econômica, social, espiritual e política e do quão hostil seja do ambiente que você esteja inserido.
Mais que resiliência, a sua anti-fragilidade pode promover inovação e transformação positiva na sociedade.
Projeto: Evolução, aprimoramento, atualização e construção da arquitetura computacional que dá suporte à Plataforma SUBWEB.
Projeto: Desenvolvimento de uma API para suporta a Digital Twin (Gêmeo Digital) de Dutos Rígidos utilizados para transporte de gás dos campos do pré-sal até à rede de distribuição.
Projeto: Desenvolvimento de módulos para projetos em Engenharia Submarina, em especial, projetos de engenharia conceitual de plataformas de produção e risers rígidos utilizados na produção de óleo e gás. Estes módulos são spinoffs da Platafoma Digital para Projetos em Engenharia Submarina (Portal SUBWEB).
Projeto: Desenvolvimento das Plataformas Digitais NAVALWEB e SUBWEB. As duas plataformas integram dados e aplicações utilizadas pela PETROBRAS para análise e projetos de Engenharias Naval e Submarina, respectivamente.
Projeto: Projeto para produção e entregas de Equipamentos de Proteção Individual para a rede de saúde pública durante a pandemia de COVID-19.
Projeto: O presente projeto tem como escopo o estudo, modelagem computacional e desenvolvimento de ferramenta numérica customizada (IntegriSpan) para análise do comportamento estrutural dinâmico de dutos rígidos submarinos em regiões com vãos-livres.
Projeto: Modelagem Computacional de Falhas Geológicas e Suas Zonas de Danos nos campos de produção de óleo e gás pela PETROBRAS.
Projeto: O projeto consiste em analisar os dados e processos utilizados pela Sefaz na execução e controle da arrecadação e fiscalização de tributos derivados de operações de circulação de mercadorias e de prestação de serviços de transporte, e realizar um estudo que defina e proponha as melhores técnicas, ferramentas e processos tecnológicos para que se obtenha, de forma automática e antecipada, o correto valor do tributo a ser cobrado assim como se permita detectar indícios de cometimento de infrações.
Projeto: Este trabalho apresenta uma ferramenta computacional de ciência dos dados para a indústria de petróleo e gás natural ? Data Science for Oil, cujo objetivo é obter, tratar, organizar e analisar os dados disponíveis de forma esparsa na internet e nos bancos de dados de agências reguladoras e de companhias de petróleo e gás natural de forma a prover um banco de dados completo e integrado da Indústria de petróleo e gás natural no Brasil
Projeto: O presente projeto tem por objetivo modelar numericamente os fenômenos de escorregamentos submarinos e analisar os impactos causados por estas corridas nas estruturas offshore adjacentes. Sua aplicação visa o melhor entendimento da natureza destes fenômenos e auxilia, portanto, nos estudos de engenharia associados às estruturas offshore.
Projeto: Desenvolvimento de software para em analisar os dados e processos utilizados pela Sefaz na execução e controle da arrecadação e fiscalização de tributos derivados de operações de circulação de mercadorias e de prestação de serviços de transporte, e realizar um estudo que defina e proponha as melhores técnicas, ferramentas e processos tecnológicos para que se obtenha, de forma automática e antecipada, o correto valor do tributo a ser cobrado assim como se permita detectar indícios de cometimento de infrações.
Projeto: Neste projeto, propõe-se o desenvolvimento de um software para gerenciamento e análise de sistemas de malhas de fluxo de gás natural. Todo o seu desenvolvimento será inteiramente direcionado para as necessidades específicas e rotinas de funcionamento da ALGÁS, facilitando a manipulação dos dados e análise dos resultados pelo corpo técnico da empresa.
Projeto: Projeto de pesquisa tem por objetivo o estudo e o desenvolvimento de formulações e implementações de novas funcionalidades no módulo de linhas de ancoragem e risers (DOOLINES), possibilitando ao DYNASIM um conjunto de recursos que permitirá fazer simulações com maior flexibilidade e complexidade, realizando ainda um aperfeiçoamento nas funcionalidades providas atualmente pelo DOOLINES, aumentando a acurácia das simulações do DYNASIM no desenvolvimento de sistemas de superfície e sistemas submarinos de produção eficientes, seguros e com custos reduzidos.
Projeto: Serviços de Apoio ao Desenvolvimento do Dynasim-GIEN e Validação do Módulo de Linhas (DOOLINES).
Projeto: Planejamento Estadual do Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, financiado pela Agência Internacional de Cooperação Espanhola (AECID), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), construído usando a metodologia do Centro de Gestão em Estudos Estratégicos (CGEE) que conduziu o processos junto à todo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas liderado pela Secretaria de Estado.
Projeto: O Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, localizado em Alagoas, ocupa uma área física de 3.000 m². Este polo é equipado com seis laboratórios destinados a diversas pesquisas e desenvolvimento no setor agroalimentar. Entre os laboratórios, destacam-se os especializados em análises de solo e água, irrigação, produção semi-industrial de derivados da mandioca, processamento de hortaliças, mandioca e frutas, tecnologia de alimentos, química e agrometeorologia.
Projeto: O Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha, localizado em Alagoas, possui uma infraestrutura moderna e bem equipada para apoiar o Arranjo Produtivo Local (APL) de laticínios e outros setores agroalimentares. Entre os principais laboratórios e equipamentos disponíveis no polo como Miniusina de Beneficiamento de Leite, Laboratório de Análise de Solo, Laboratório de Análises Microbiológicas, Laboratório de Química e Alimentos, Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Tecnologia de Laticínios, Laboratório de Desenvolvimento de Sementes e Mudas.
Projeto: O Polo Tecnológico de Tecnologia da Informação de Alagoas, localizado no bairro do Jaraguá em Maceió, é uma iniciativa importante para fomentar a inovação e o empreendedorismo no estado. Inaugurado em 2021, o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) possui uma área construída de mais de 6.000 m² e é considerado um dos maiores investimentos em ciência, tecnologia e inovação da região. Com uma área construída de 6.130 m², o centro abriga 42 salas destinadas a empresas de pequeno, médio e grande porte, além de três salas de reunião, um auditório para 330 pessoas, dois galpões multiuso, uma biblioteca, seis salas para parceiros, quatro salas de informática e duas salas de treinamento.
Projeto: O primeiro projeto de videomonitoramento para segurança pública do Estado de Alagoas foi implementado em 2012 na cidade de Maceió. Foram instaladas 77 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de melhorar a vigilância e a resposta das forças de segurança 15 quilômetros de fibra óptica para garantir a transmissão de dados em tempo real, permitindo um monitoramento eficaz e a rápida resposta a incidentes. Este sistema de videomonitoramento tem desempenhado um papel crucial na redução da criminalidade e na melhoria da segurança pública em Maceió.
Projeto: A rede da Infovia Digital abrange uma extensa instalação de 2.000 quilômetros de fibra óptica. Essa infraestrutura conecta diversas instituições, facilitando a comunicação e a gestão integrada entre diferentes órgãos do governo e promovendo um ambiente mais conectado e eficiente. A velocidade média da Infovia Digital é de 1 Gbps (Gigabit por segundo), uma melhoria considerável em relação à rede anterior contratada pelo Governo de Alagoas, que operava a uma velocidade média de 10 Mbps (Megabits por segundo).
Projeto: Este projeto propõe a continuidade no desenvolvimento de ferramentas computacionais usadas na simulação numérica de problemas de engenharia de interesse da PETROBRAS e analisados através do Método dos Elementos Discretos.
Projeto: Concessão e/ou manutenção de bolsas de graduação, mestrado e doutorado com ênfase em petróleo, gás natural e biocombustíveis, para formação de profissionais especializados para o setor.
Projeto: Este projeto propõe a continuidade no desenvolvimento de ferramentas computacionais usadas na simulação numérica de problemas de engenharia de interesse da PETROBRAS e analisados através do Método dos Elementos Discretos.
Projeto: Este projeto propõe o estudo de viabilidade de risers verticais complacentes para operações de produção e workover. O sistema de completação seca, no qual a árvore de natal é disposta na unidade flutuante, possui uma atratividade em permitir intervenção e manutenção rápidas e bem mais econômicas em relação ao sistema de completação molhada, em que é necessária a mobilização de uma sonda. Além disso, também é interessante que a configuração do riser permita ou facilite intervenções no poço para corrigir o regime de operação em decorrência de alterações no regime do reservatório.
Projeto: O objetivo geral desta proposta é a implantação de uma infra-estrutura de computação de alto desempenho para o nó UFAL da GRADE-BR, da Rede Temática de Computação Científica e Visualização. Esta grade tem o objetivo de atender às demandas das aplicações do Sistema Galileu que será desenvolvido no âmbito dos projetos de P&D desta Rede. O Sistema Galileu consite no desenvolvimento de ambiente de alto desempenho computacional em tera-escala e visualização 3D de alta resolução em tempo real para aplicação de mecânica computacional na industria de óleo, gás e energia. projeto propõe a continuidade no desenvolvimento de ferramentas computacionais usadas na simulação numérica de problemas de engenharia de interesse da PETROBRAS e analisados através do Método dos Elementos Discretos.
Projeto: O objetivo principal deste projeto consiste foi dar apoio ao projeto dos risers de uma nova concepção de casco em aço para plataformas monocolunas de produção em águas profundas. Este apoio ao projeto dos risers da monocoluna diz respeito basicamente ao (1) Realização de análises e verificações de projeto de risers a serem utilizados na monocoluna. (2) Desenvolvimento de uma nova ferramenta de projeto para o projeto de risers a partir do acoplamento do TPN (modelagem numérica do casco) e do ANLEX (modelagem numérica dos risers). (3) Desenvolvimento e implementação computacional de novos recursos específicos para a modelagem dos risers e umbilicais utilizando o programas Tanque Numérico de Provas (TPN) e ANFLEX. Os resultados das análises realizadas serão validados a partir de resultados obtidos através de ensaios experimentais disponíveis.
Projeto: Desenvolver cooperativamente com as demais instituições da Rede o Sistema Galileu, que consiste de um ambiente de alto desempenho computacional em tera-escala e visualização 3D de alta resolução em tempo real para aplicação de mecânica computacional na industria de óleo, gás e energia. Atendendo à orientação do Comitê Gestor da Rede de se enquadrar as propostas de trabalho em disciplinas, estruturou-se o presente projeto em 05 (cinco) subprojetos, a saber: Geomecânica, Risers de Materiais Heterogêneos, Visualização, HPC e Infra-estrutura Computacional.
Projeto: Este projeto propõe o desenvolvimento de um ambiente gráfico-interativo integrado a partir do estudo e implementação de ferramentas computacionais usadas na simulação numérica de problemas de engenharia analisados através do Método dos Elementos Discretos. As ferramentas propostas são utilizadas na geração e na visualização da resposta dinâmica de sistemas particulados, bem como na análise numérica dos mesmos. Mais especificamente, três ferramentas computacionais serão desenvolvidas.
Projeto: Nasce um dos maiores Laboratórios Computacionais do Nordeste, o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV/UFAL), liderado por mim e por um grupo de professores que a partir de 2006 passa a se tornar a cada ano mais relevante com um portfolio de projetos crescente, majoritariamente, aplicado ao setor de petróleo e gás. O Laboratório hoje é uma das referências do nacionais na construção de plataformas web aplicada às engenharias. Tendo construído junto com as Plataformas Digitais para projetos em Engenharia de Poços, Naval e Submarina. Está entre os 10 laboratórios do Brasil com maior captação de recursos junto às operadoras de óleo e gás dentro da obrigatoriedade que ela têm de investir em P&D regulados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Projeto: Implantação de um núcleo de Computação Científica e Visualização na UFAL interligado à Rede Temática em Computação Cientifica e Visualização, voltada à Indústria de Petróleo e Gás e de Energias Renováveis, para ações destinadas à elaboração de estudos e ao desenvolvimento de projetos de P&D.
Projeto: Desenvolvimento de um Framework Orientado a Objetos para Simulação Dinâmica de Linhas de Ancoragem e Risers.
Projeto: Este projeto têm como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema computacional que seja capaz de mostrar através de uma visualização realística o lançamento, queda e penetração de estacas-torpedos que vêm sendo bastante utilizada na ancoragem de sistemas estruturas utilizados para exploração de pétroleo em águas profundas.
Projeto: Nos últimos anos, foram desenvolvidas significativas inovações tecnológicas em sistemas de ancoragem, bem como em linhas flexíveis (risers) para recebimento e exportação da produção de unidades flutuantes. No entanto, o movimento das unidades flutuantes em operação, causado pela ação das ondas do mar, é transmitido diretamente para as linhas de risers, provocando problemas de tensões elevadas ou fadiga. A viabilidade econômica dos atuais cenários de produção em águas profundas dependente da redução de custos totais de instalação e operação das unidades permanentes de produção (UEP)
Projeto: O principal objetivo deste projeto é apresentar uma implementação em paralelo do programa DEMOOP. Esta implementação deve proporcionar uma redução no tempo computacional gasto para realização de uma simulação viabilizando inclusive a utilização do método em outros problemas relacionados ao setor. O programa desenvolvido deverá ser entregue a PETROBRAS e instalado no cluster da empresa.
Projeto: O objetivo principal deste projeto consiste foi dar apoio ao projeto dos risers de uma nova concepção de casco em aço para plataformas monocolunas de produção em águas profundas. Este apoio ao projeto dos risers da monocoluna diz respeito basicamente ao (1) Realização de análises e verificações de projeto de risers a serem utilizados na monocoluna. (2) Desenvolvimento de uma nova ferramenta de projeto para o projeto de risers a partir do acoplamento do TPN (modelagem numérica do casco) e do ANLEX (modelagem numérica dos risers). (3) Desenvolvimento e implementação computacional de novos recursos específicos para a modelagem dos risers e umbilicais utilizando o programas Tanque Numérico de Provas (TPN) e ANFLEX. Os resultados das análises realizadas serão validados a partir de resultados obtidos através de ensaios experimentais disponíveis.
Projeto: A busca de um novo casco otimizado pela PETROBRAS às condições adversas em novos campos offshore, levou a empresa à esyudar um novo casco, denominado de FPSOBR, que foi a principal motivação deste projeto. O objetivos principais deste projeto foram em dar apoio ao projeto do sistema de ancoragem de um navio-plataforma FPSOBR para produção em águas profundas e na manutenção e novos desenvolvimentos no módulo de interação linha-solo e no programa WEBTORP. [2003-2005].
Projeto: O simulador numérico computacional (Dynasim) foi desenvolvido pela USP e pela PUC/Rio para simular o comportamento estrutura do sistemas de ancoragem de sistemas de produção de petróleo e gás no mar [1995]. Este projeto implementou novas funcionalidades como o sistema de Posicionamento Dinâmico (DP) e sistema de guindaste para carga e descarga de plataformas e navios FPSOs utilizados PETROBRAS. [2002-2003].
Projeto: Incoporar ao Software DYNASIM a representação do comportamento físico das instalações de sistemas de ancoragem baseados na solução inovadora intitulado Estacas-Torpedo, considerando o mecanismo de interação linha-solo-estaca torpedo em um ambiente (interface gráfica) para facilitar a caracterização de parâmetros geotécnicos. [2002-2003].
Projeto: Desenvolvimento de software para viabilizar um modelo acoplado de simulação computacional e visualização gráfica de uma plataforma de produção de petróleo considerando à dinâmica do navio ancorado e às linhas representadas pelo método de elementos finitos [1999-2001].
Projeto: O objetivo desta pesquisa é fazer análise comparativa entre resultados dos ensaios realizados no MARINTEK com os resultados obtidos pelo conjunto de programas DYNASIM e PREADYN. Este projeto antecede o acoplamento de dois programas de análise.
Projeto: O objetivo desta pesquisa é adequar o simulador numérico DYNASIM, já utilizado para diversos projetos de ancoragem da Petrobrás, tornando-o mais robusto hidrodinamicamente, além do acoplamento com a dinâmica das linhas; assim os principais objetivos são: Implementação de N-corpos no DYNASIM; Implementação de modelo semi-empírico de efeito de sombra; Acoplamento com modelos de linhas analíticos e numéricos; Consolidar PREA3D como interface do DYNASIM e Testar e validar DYNASIM com os resultados dos ensaios.